domingo, 2 de outubro de 2011

10 dicas para se dar bem na escola de uma vez por todas! Parte 1

Arrase no colégio

Então, resolvi trazer umas dicas para as meninas que ainda estudam (assim como eu) sobre tudo ou quase tudo relacionado ao colégio: make, penteado, roupa, dicas de estudo e concentração e etc. Espero que gostem, tentei fazer o mais completo que pude. Prontas? Let's go!

1 Lembre-se de que o mundo não vai acabar amanhã !


Tudo bem que é muito mais gostoso bater papo no MSN, enquanto ouve seu som preferido, do que pegar nos livros e cadernos da escola. Mas um dos pontos importantes para quem quer se dar bem nos estudos é saber adiar a curtição, em muitos momentos, para cuidar das responsabilidades. "Pense que você vai ter tempo livre depois para fazer aquilo de que gosta. Então, você abre mão agora de um pequeno prazer, para ter um resultado muito satisfatório lá na frente. Está plantando hoje para colher os benefícios em médio e longo prazo", explica Julio Rubinstein, orientador educacional do Colégio Rio Branco. Então, se não deu para ir ao cinema com a galera esta semana, por conta de um trabalho em grupo superpuxado, deixe para ir na próxima. Pensa bem: você vai ter milhões de oportunidades como essa, certo? Já o trabalho (ou a lição, ou a prova) tem a data certinha para estar nas mãos do professor.


2 Pare de "viajar" durante as aulas

Para você é difícil ficar parada por horas, todos os dias, sem poder fazer mais nada, enquanto observa aquele cara ou aquela mulher que desembestou a falar lá na frente da classe? Pode ter certeza de que todas as adolescentes do planeta sentem exatamente a mesma coisa. Agora, se resolver prestar mais atenção no que o fulano ou a fulana está falando, vai perceber que tem muita coisa interessante para aprender ali. "Muitos conhecimentos que o aluno recebe em sala, vai acabar usando na sua vida prática. O segredo é tentar aplicar aquelas lições fora da realidade da classe", ensina Rubinstein. O que ele quer dizer é que, se você conseguir enxergar as fórmulas da física nos acontecimentos mais corriqueiros do seu dia a dia, por exemplo, o estudo ficará muito mais interessante. E tem mais: se estiver realmente concentrada na aula, vai acabar estudando menos em casa. Para ajudar, deixe o iPod e o celular desligados e evite ao máximo as conversinhas fora do horário do intervalo.

3 Pegue leve com o professor

E, por falar em professor, seria bacana fazer um esforço extra para ficar na boa com todos os seus em 2010. Claro que tem um que é mais legal, outro que dá justamente a matéria que você ama. Mas é importante tentar tratar toda a galera com respeito, como gostaria de ser tratada. Pense que, no futuro, você terá um chefe e deverá se submeter a ele, ainda que isso não signifique concordar sempre e nem aceitar tudo sem expressar seu ponto de vista. Só que, até para contrariá-lo e se defender, você vai ter de usar toda a sua calma e educação. Daí, por que não começar a treinar essa habilidade já, na sala de aula?



4 Divida bem o seu tempo


Prestar atenção na aula é fundamental. Mas não tem jeito: entender a matéria todinha e ainda memorizar o que é importante, só de ficar atento ao que o professor diz, é coisa pra gênio. Então, se você não for uma superdotada, melhor reservar uma hora por dia para fazer lições, trabalhos ou mesmo para rever a matéria que acabou de aprender. E, antes de dizer que já estamos pedindo demais, considere que será apenas uma horinha entre as 24 do seu dia. Imaginando que você vai dormir oito e passar mais umas cinco ou seis no colégio, vão sobrar pelo menos nove horas para relaxar e curtir. É como um investimento: você vai pagando pouquinho, em várias vezes, e recebe a grana toda de uma vez só. Só que, nesse caso, o prêmio vai ser um fim de ano tranquilo, com as férias antecipadas. Quer lucro melhor que esse?

5 Escolha bem o seu grupo


Suas BFFs podem ser ótimas para bater papo e sair de balada. Mas, se são as maiores folgadas na hora de fazer trabalho, não tem nada de errado em procurar outra turma só para as suas obrigações do colégio. Você pode até mesmo abrir o jogo com as amigas, dizer que continuará curtindo com elas, mas que precisa dar uma levantada nas notas este ano. Diga que seus pais estão no pé ou que só vai fazer intercâmbio (ou ganhar um celular novo ou um computador megamaxiultra) se ficar com o boletim azulzinho o ano todo. Certamente elas vão entender. Daí você fica livre para se dedicar mais na escola e para fazer projetos legais com um pessoal que está realmente comprometido. Conseguindo bons resultados assim, vai depender menos da nota da prova.


Espero que vocês tenham gostado, dessas dicas ! sz .. Depois eu posto as outras 5 .. !


3 comentários:

  1. Obrigada Ana :D
    Já estou seguindo ^^

    ResponderExcluir
  2. Ooi gosty muito do seu blog
    To seguindo*-*
    Eu e minhas amigas fizemos um se puder segui agradecemos!
    WWW.vdg-love.blogspot.com
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. segue?retribuo:

    http://s2justdreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir